quarta-feira, 16 de junho de 2021

“Missão Leitura: 2021 – aprendendo a ler, enquanto se lê” - Parte 1

 Caros professores, sejam todos bem-vindos a mais uma ATPC-DE  

 

Para essa Semana A, preparamos o vídeo “Missão Leitura: 2021 – aprendendo a ler, enquanto se lê”, apresentando em linhas gerais os comportamentos leitores. Além disso, sugerimos uma ferramenta para engajamento: Literômetro e outra para personalização do ritmo de leitura dos estudantes: “Calculadora Literária”. 




O objetivo desta formação é mobilizar esforços para desenvolver a competência leitora nas áreas curriculares, com foco na literária. 

Neste contexto de pandemia, a SEDUC dispôs acerca da suspensão dos livros do acervo das escolas para atender os protocolos e orientações de biossegurança contra a COVID-19. Para auxiliar os professores no fomento e no engajamento de seus estudantes, indicaremos duas plataformas para acesso a obras literárias: o Domínio Público tem um vasto acervo e a Plataforma E-Docente oferece 24 obras do PNLD 2020 Literário que atende aos Anos Finais. Para realizar o download do livro, o professor precisa realizar cadastro. Reforçamos a importância de valorizar as predileções dos estudantes no processo de escolha dos livros, por isso, realizar o mapeamento com as turmas é essencial.  

Calculadora Literária auxiliará o professor, como dissemos, a personalizar o ritmo de leitura do estudante. Pode ser um instrumento pedagógico favorável ao trabalho de leitura. A partir do trecho inserido no site, será que os estudantes compreenderam o que leram? O tempo dedicado à leitura corresponde ao entendimento do que se lê? O retorno dessa atividade é primordial para o professor validar ou não a aplicação da ferramenta. 

No recorte dos objetivos de leitura, selecionamos os comportamentos leitores dada a relevância desse protocolo para a formação dos estudantes no ato de ler. À vista disso, propusemos ano passado o desafio: Farmácia Literária. Nessa formação, você verá uma das apresentações da Farmácia Literária para modelizar uma das formas de comunicar o comportamento leitor. E como proposta de reflexão, de que forma você em sua área modeliza o comportamento leitor com seus estudantes em suas aulas? Que tal trocar suas experiências com seus pares? 

Para finalizar, gostaríamos que deixasse comentários no vídeo sobre o trabalho que realiza na escola para fomentar a leitura com seus estudantes, a fim de trocar experiências com outros docentes da nossa Diretoria. 

 

Um excelente trabalho a todos! 

Equipe NPE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário