Olá, caros colegas!
Compartilho com vocês uma atividade de leitura com foco na habilidade cognitiva INFERÊNCIA de forma gamificada no formulário da Microsoft e disponibilizo a versão em PDF para ser realizada em voz alta pelo professor a seus alunos (Leitura Colaborativa tradicional), espero que eu possa contribuir com o trabalho que realizam na escola, no que diz respeito ao estímulo à leitura.
O texto selecionado é de autoria da escritora Márcia Kupstas, recorte da obra Crescer é perigoso. O tema gerador do conflito do texto gira em torno de uma situação de racismo na sala de aula.
Ao realizar a leitura com pausas estratégicas, os estudantes são direcionados a formular hipóteses e, ao avançarem no texto, realizam a checagem, comprovando ou não o que haviam pensado. A partir da flexibilização de suas reflexões sobre as informações que o texto traz e conectadas aos seus saberes, passam a atribuir mais sentido ao que se lê. Conheça um pouco mais sobre essa modalidade didática de leitura: leitura colaborativa. Para isso, acesse AQUI.
Fazem parte do público-alvo desta atividade: estudantes do EF Anos Finais e Ensino Médio. Convido a todos a vivenciarem a atividade para analisar se está adequada ao perfil de alunos aos quais vocês trabalham.
Linquei a seguir para quiser vivenciar a atividade de leitura ou caso pretenda fazer uma cópia do formulário/ duplicar, clique na imagem abaixo:
Experimente também a versão tradicional da leitura colaborativa. Clique aqui para ter acesso ao PDF.
Algumas propostas de pós-leitura foram sugeridas ao final do formulário, assim que o leitor finaliza e encaminha as respostas, recebe a seguinte mensagem:
🤔 Quais foram as suas impressões da leitura?
🤔 Você considera que o título do texto está adequado e é instigante?
🤔 O que você achou da estratégia utilizada pelo autor para prender o leitor na leitura?
🤔 Que tal conhecer um pouco mais sobre o autor do texto? Indicamos uma pesquisa na web para complementar o que foi dito sobre ele.
🤔 Esse relato fictício te fez lembrar de algum outro acontecimento da vida real ou uma história que tenha lido? Conte para nós.
🤔 Que tal enriquecer as discussões em sala de aula com suas justificativas para as hipóteses que colocamos nas paradas do texto?
Sugestões de BOTELHO e VARGAS:
✔️Em sua opinião, o que teria tornado possível a mudança de comportamento do narrador da história de antipatia para simpatia em relação ao João?
✔️Você acredita que o problema vivenciado por João esteja resolvido naquela sala de aula depois do episódio final da história? Por quê?
✔️Pensando agora de forma mais ampla:
a) Você acredita que o problema do racismo é enxergado em nossa sociedade?
b) O que te leva a acreditar nisso?
c) Sua concepção de racismo se alterou após a leitura do texto? Justifique sua resposta, retomando dados do texto.
✔️Pensando sobre o conceito de racismo:
a) Você acha que a atitude do João foi a melhor maneira de enfrentar esse problema? Por quê?
b) Procure pessoas que tenham sido vítimas de racismo e conte essa história para elas. Pergunte como elas se sentiram ao ouvir essa história e compartilhe o depoimento delas com os colegas. Se você mesmo já foi ou é vítima de racismo, conte como se sentiu ao ler a história para os colegas.
😍 Olha quantas coisas temos para conversar depois desta leitura!!!!
Obrigada por permanecer até o fim. Abraços! 😜
__________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário